A Reformpädagogik / educação nova e a Pedagogia Waldorf na revista pedagógica alemã : Das Werdende Zeitalter (1922-1932)
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2024Publicado en:
Espacio, tiempo y educación. 2024, v. 11, n. 2 ; p. 1-23Resumen:
Se analiza la pedagogía y las escuelas Waldorf en el movimiento Renovación de la Educación/Reforma de la pedagogía, a través de los textos contenidos en la colección de la revista alemana Das Werdende Zeitalter ¿ DWZ (La Era naciente). La revista impulsa, entre 1922 y 1932, la propagación nacional e internacional de teorías y prácticas educativas relativas al mencionado movimiento de renovación educativa, a través de la publicación de artículos, revistas, congresos, conferencias, entre otros. Se realiza un análisis temático en las 99 secciones de la revista DWZ. Se cuenta con el sustento teórico de los estudios de Halbfleisch y Link (1994), el trabajo de Oelkers y Herrmann (1994), así como el mapeo de publicaciones de DWZ realizado por Ziegler y Ávila (2023), contribuyendo a dilucidar el carácter teórico, metodológico, didáctico e histórico sobre la pedagogía y las escuelas Waldorf entre 1919 y 1932.
Se analiza la pedagogía y las escuelas Waldorf en el movimiento Renovación de la Educación/Reforma de la pedagogía, a través de los textos contenidos en la colección de la revista alemana Das Werdende Zeitalter ¿ DWZ (La Era naciente). La revista impulsa, entre 1922 y 1932, la propagación nacional e internacional de teorías y prácticas educativas relativas al mencionado movimiento de renovación educativa, a través de la publicación de artículos, revistas, congresos, conferencias, entre otros. Se realiza un análisis temático en las 99 secciones de la revista DWZ. Se cuenta con el sustento teórico de los estudios de Halbfleisch y Link (1994), el trabajo de Oelkers y Herrmann (1994), así como el mapeo de publicaciones de DWZ realizado por Ziegler y Ávila (2023), contribuyendo a dilucidar el carácter teórico, metodológico, didáctico e histórico sobre la pedagogía y las escuelas Waldorf entre 1919 y 1932.
Leer menosO presente artigo advém da análise temática dos textos relacionados com a pedagogia e as Escolas Waldorf presentes na revista alemã Das Werdende Zeitalter - DWZ (A Era Nascente), revista pedagógica de divulgação do movimento da Reformpädagogik/ Educação Nova nos países de língua alemã no contexto da New Education Fellowship (NEF) e Weltbundes für Erneuerung der Erziehung (Federação Mundial para a Renovação da Educação) juntamente com as revistas irmãs Pour L¿ere nouvelle, em língua francesa, e The New Era, em língua inglesa. Analisamos, de forma temática, a pedagogia e as escolas Waldorf no movimento de Renovação da educação/ Reformpädagogik, através dos textos contidos na coletânea da referida revista, representativa deste. A revista promoveu, entre 1922 e 1932, a propagação nacional e internacional de teorias e práticas educacionais referentes ao citado movimento de renovação da educação, através da publicação de artigos, recensões, congressos, conferências, entre outros. Assim, apresentamos a análise temática e classificação nos 99 cadernos da revista DWZ, das publicações referentes à pedagogia e às escolas Waldorf, encontrados nos arquivos e bibliotecas nacional alemã e Göethe Universität, em Frankfurt. Este trabalho contou com o apoio teórico dos estudos de Halbfleisch & Link (1994), do trabalho de Oelkers & Herrmann (1994), bem como do mapeamento das publicações da DWZ realizado por Ziegler e Ávila (2023), tendo contribuído para elucidações de caráter teórico, metodológico, didático e histórico acerca da pedagogia e das escolas Waldorf entre 1919 até 1932.
O presente artigo advém da análise temática dos textos relacionados com a pedagogia e as Escolas Waldorf presentes na revista alemã Das Werdende Zeitalter - DWZ (A Era Nascente), revista pedagógica de divulgação do movimento da Reformpädagogik/ Educação Nova nos países de língua alemã no contexto da New Education Fellowship (NEF) e Weltbundes für Erneuerung der Erziehung (Federação Mundial para a Renovação da Educação) juntamente com as revistas irmãs Pour L¿ere nouvelle, em língua francesa, e The New Era, em língua inglesa. Analisamos, de forma temática, a pedagogia e as escolas Waldorf no movimento de Renovação da educação/ Reformpädagogik, através dos textos contidos na coletânea da referida revista, representativa deste. A revista promoveu, entre 1922 e 1932, a propagação nacional e internacional de teorias e práticas educacionais referentes ao citado movimento de renovação da educação, através da publicação de artigos, recensões, congressos, conferências, entre outros. Assim, apresentamos a análise temática e classificação nos 99 cadernos da revista DWZ, das publicações referentes à pedagogia e às escolas Waldorf, encontrados nos arquivos e bibliotecas nacional alemã e Göethe Universität, em Frankfurt. Este trabalho contou com o apoio teórico dos estudos de Halbfleisch & Link (1994), do trabalho de Oelkers & Herrmann (1994), bem como do mapeamento das publicações da DWZ realizado por Ziegler e Ávila (2023), tendo contribuído para elucidações de caráter teórico, metodológico, didático e histórico acerca da pedagogia e das escolas Waldorf entre 1919 até 1932.
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